Que tal cuidar

da sua Saúde?

Sempre é tempo de (re) começar! Com ajuda do método VLCD® você alcança seu peso ideal de forma rápida, controlada e segura! 

Benefícios do

Método VLCD.

  • Praticidade, segurança e rapidez na perda de peso sem a preocupação de estar se
    alimentando mal;

  • Assessoria e apoio nas Atividades Físicas melhores indicadas para cada caso;

  • Coaching emocional.

O que é o 

Método VLCD?

É um programa personalizado de perda de peso sob controle médico baseado em uma Dieta Proteinada, cujo objetivo é perder peso desde o início e manter os resultados obtidos em longo prazo.

As dietas de muito baixo valor calórico ou, do inglês, very low caloric diet (VLCD), são muito utilizadas na Europa e EUA, com diversos estudos científicos realizados em todo o mundo, e vem demonstrando dados interessantes no tratamento de diversas doenças crônicas ou complicações relacionadas à obesidade que aumentam o risco de mortalidade.

 

Entre estas estão o diabetes mellitus tipo 2 e a dislipidemia (aumento de gorduras no sangue)


O tratamento VLCD utiliza fórmulas com proteínas de alto valor biológico e pequena quantidade de hidratos de carbono de liberação lenta, associadas a suplementação de vitaminas e sais minerais que levam a formação de corpos cetônicos, um produto decorrente da queima de gordura e utilizado como fonte de energia, preservando a massa muscular.

 

Este tipo de tratamento não sobrecarrega os órgãos pois tem a quantidade ideal de proteínas de alto valor biológico e é considerado seguro ao organismo desde que realizado sob supervisão médica e orientação multidisciplinar durante, e principalmente após atingir o peso adequado para evitar o reganho do mesmo.

 

A perda de peso varia de 1,5 até 2,5 kg por semana ao longo de um tratamento com duração de 3 a 4 semanas, podendo chegar até 12 a 24 semanas em tratamentos de obesidade mórbida, sempre enfatizando a necessidade de acompanhamento multiprofissional adequado. Este tratamento é contraindicado para pacientes com arritmias cardíacas grave, infartos cardíacos recentes, derrame cerebral, câncer, diabetes tipo 1, doença renal, gravidez, doenças psiquiátricas em uso de Lítio e psicose.

 

Divide-se em três etapas: Ativa, Adaptação Fisiológica e Manutenção. Na primeira, já são eliminados até 80% do excesso de peso.

A famosa Dieta da Nasa tem três etapas:


1 – Ativa: Quando você perde 80% da sua meta.


2 – Adaptação Fisiológica: Dura, em média, duas vezes mais que a primeira e você perde os outros 20% da
sua meta.


3 – Manutenção: O momento em que você retoma a alimentação normal com um controle de calorias,
focando em manter-se no peso obtido a longo prazo.


No início, os alimentos normais são substituídos por produtos da PronoKal. À medida que você avança no
programa, esses alimentos são reintroduzidos à sua dieta e a quantidade de PronoKal consumido é
reduzida. O objetivo é que a restrição de carboidratos induza a cetose – processo de liberação de corpos
cetônicos, em decorrência da lipólise.


As 3 etapas do Método são dividas em 8 fases, com diferentes características:

As fases cetogênicas do método


Etapa 1 


Fase 1: Você substitui todas as suas refeições por alimentos da PronoKal, somados aos vegetais permitidos.
A quantidade de produtos consumidos pelos pacientes, muda de acordo com cada pessoa e meta.


Fases 2A e 2B: Nem todas as refeições são substituídas, e as proteínas começam a ser reintroduzidas a
partir daqui.


Etapa 2 


Fases 3, 4, 5, 6 e 7: Nesta parte, alimentos com carboidratos e gorduras – frutas, pão integral, cereais,
leguminosas, amido, manteiga, queijos leves, peixes oleosos, ovos, novos legumes e iogurte – são
reintroduzidos


Etapa 3


A partir desta fase a cetose é rompida.


Fase 8: A partir da fase 3 a cetose é rompida e a alimentação normal é retomada, porém de uma maneira
muito mais saudável e controlada em número de calorias.

Os sabores


O método tem ampla gama de sabores de sachês, que se transformam nos mais diferentes tipos de
alimentos ao serem misturados à água, como a comida consumida pelos astronautas. Além dos sachês, há
também os alimentos prontos que são superpráticos para o dia a dia.


Como o paciente só consome alimentos proteinados, é necessário fazer uma reposição de vitaminas e
minerais, através de suplementos providos pela própria PronoKal, e beber pelo menos dois litros de água
para que o emagrecimento aconteça de forma eficaz e saudável. Um paciente que segue corretamente o
método pode perder até 2,5 kg por semana na primeira etapa.

Perguntas frequentes

​Ouvi dizer que, com o Método PronoKal®, a perda de peso é muito rápida. Quanto dura o tratamento?


Segundo o Estudo ProKal, a perda de peso alcançada com o Método PronoKal® após 15 dias é de 5,31 kg, em comparação com os 2,34 kg da dieta hipocalórica, e, após 2 meses, essa perda é quase três vezes maior (13,69 kg vs 4,88 kg). A duração do tratamento depende da quantidade de quilos que o paciente necessita perder. No entanto, o que podemos assegurar é que a perda é muito mais rápida do que em outras dietas e que se emagrece nos locais onde há mais gordura.




Ouvi dizer que com o Método PronoKal® é possível manter o peso em longo prazo. Qual é o segredo para conseguir isso?


Na segunda etapa do Método PronoKal® ocorre a adaptação fisiológica.O corpo estabiliza seu sistema hormonal, aumenta o metabolismo basal e normaliza os níveis de insulina – alterações diretamente relacionadas com o controle do peso. Isso, somado à mudança dos hábitos de vida que a equipe multidisciplinar fomenta desde o início do tratamento, ajudarão o paciente a manter o peso em longo prazo. Dessa forma, o tratamento inclui um acompanhamento do paciente por 2 anos em todas as áreas da equipe multidisciplinar, sendo que este recebe todo o apoio e assessoramento para manter as conquistas obtidas.




Fala-se muito da segurança do Método PronoKal®. É realmente assim?


O Método PronoKal® é um tratamento realizado sob supervisão médica, com a finalidade de avaliar o estado de saúde do paciente durante todo o processo. Segundo os estudos realizados, como o Estudo ProKal, os efeitos adversos são leves e 92% dos pacientes declaram sentir-se satisfeitos ou muito satisfeitos com o tratamento.




Os serviços de assessoria em nutrição, atividade física e coaching estão incluídos no tratamento?


Sim. Esses serviços fazem parte do Método PronoKal®; por isso, estão disponíveis ao paciente de forma exclusiva, personalizada e gratuita sempre que ele quiser.




Meu médico diz que a cetose não é um estado perigoso e no qual não se passa fome. Isso está correto? Qual é a diferença entre a cetose e a cetoacidose?


A cetose induzida pelo Método PronoKal® é uma situação metabólica de adaptação e é segura. Ela nunca deve ser confundida com a cetoacidose. O ponto-chave que diferencia os dois estados é que a cetoacidose somente acontece quando a insulina é inexistente, ou seja, nos pacientes diabéticos tipo 1. A cetose acontece quando o fornecimento de carboidratos (açúcares) da dieta for baixo, portanto, o organismo precisa recorrer às reservas de gordura para obter a energia de que necessita. Esse processo proporciona a formação dos chamados corpos cetônicos, que serão utilizados como combustível por determinados órgãos e causarão um efeito psicoestimulante. Já a cetoacidose é uma situação grave que ocorre nos pacientes diabéticos tipo 1 quando estão descompensados. Neste caso, os níveis de glicose (açúcar no sangue) são elevados; mas, como o organismo não pode utilizar essa glicose porque existe um déficit de insulina, são gerados corpos cetônicos de forma rápida e descontrolada. Essa superprodução de corpos cetônicos cria importantes desequilíbrios e conduz a uma situação crítica, com a queda do pH sanguíneo, a desmineralização e a desidratação grave.




Fiz algumas dietas e me senti muito cansado/a. Como me sentirei com esse método?


É possível que, durante os 3 primeiros dias, o paciente apresente alguns sintomas de esgotamento. No entanto, depois que o metabolismo entrar no estado de cetose, esses sintomas desaparecerão, pois os corpos cetônicos causam um efeito psicoestimulante, o que leva o paciente a sentir bem-estar e vitalidade. Além disso, o tratamento evita, o tempo todo, os estados carenciais graças à administração adequada de suplementos de sódio, potássio, magnésio, cálcio, vitaminas e ômega 3+6.




Existe algum tipo de contraindicação para realizar o tratamento?


A idade e algumas patologias, como a insuficiência renal grave, podem ser condicionantes na hora de realizar o tratamento. Em todos os casos, será o médico prescritor do Método PronoKal® que deverá avaliar a situação do paciente através dos exames médicos e descartando possíveis contraindicações.




É necessário fazer avaliação médica?


Sim, a avaliação é imprescindível para poder realizar o tratamento. No início, o médico fixará os objetivos da perda de peso, comprovará o estado metabólico e descartará possíveis contraindicações. Durante o restante do tratamento, ele fará um acompanhamento periódico do estado do paciente. Atualmente, dispomos de mais de 3.000 médicos prescritores em todo o mundo.




O que contêm os produtos PronoKal®?


O perfil nutricional dos produtos PronoKal® foi especificamente desenvolvido pelo departamento de P+D para proporcionar 15 gramas de proteínas de Alto Valor Biológico com uma quantidade mínima de carboidratos e gorduras. Esses produtos apresentam-se em diferentes formatos e sabores para satisfazer as diversas necessidades do paciente.





  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram